METODOLOGIA

Governança Corporativa é o conjunto das relações entre os stakeholders (todas as partes relacionadas) na determinação da direção estratégica, da performance das organizações e do seu controle. Este sistema garante que os interesses da alta gerência estejam alinhados com os dos acionistas.

Motivações para Governança Corporativa

1 Acessar novas fontes de capital ou reduzir o custo de capital:
• Explorar novas fontes de financiamento;
• Trilhar um caminho seguro para atrair novos investidores e reter os existentes.
2 Responder a pressões externas (do mercado).
3 Equilibrar interesses
divergentes entre acionistas:
• Liquidez: a saída apreciada pelo mercado.
4 Resolver assuntos de governança em empresas familiares.
5 Assegurar sustentabilidade da empresa:
• Perpetuar a maneira de fazer negócio;
• Atrair e reter gestores para garantir a implementação da estratégia.
6 Alcançar melhores resultados operacionais:
• Melhorar o processo de tomada de decisão.

PLATAFORMA

A MESA Corporate Governance possui uma equipe especializada e preparada para atender questões relacionadas à Propriedade, Família e Negócio, considerando o modelo das três esferas da empresa de origem familiar ou de empresas multissocietárias.

P = Propriedade
F = Família
N = Negócio



1 - Familiares, proprietários e funcionários
2 - Proprietários funcionários não-familiares
3 - Familiares funcionários
4 - Familiares proprietários
5 - Proprietários, sem cargo gerencial, não-familiares
6 - Funcionários não-familiares
7 - Membros da família

ESTRUTURA

A Governança Corporativa envolve os relacionamentos entre Conselho de Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Conselho de Família e o principal executivo de uma empresa. Para tal, cria fóruns específicos que garantem a discussão de determinados temas, estrutura, regras de convivência e definem diretrizes estratégicas.

A Gestão Corporativa contempla o processo de execução das diretrizes fixadas, visando garantir o total alinhamento da Presidência, Diretoria, Gerência e Operação com os interesses e expectativas dos acionistas.

serviços

O processo de modernização de uma corporação exige comprometimento e coesão dos diferentes grupos societários, ramos das famílias empresárias, de seus fundadores, herdeiros e executivos para perseguir objetivos comuns e a perpetuação dos valores e dos negócios. A implementação da governança corporativa é a base para a pavimentação desse processo.

A MESA Corporate Governance desenvolve serviços que atendam às necessidades e aos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores.
Elaboração de acordos societários e/ou revisão de acordos

Definição ou revisão de contratos com determinação de regras claras, direitos e deveres individuais e para o grupo de acionistas, sobre questões que envolvem desde direito de voto a plano de sucessão.
Avaliação das práticas de governança corporativa

Avaliação e gerenciamento de providências, que propiciem às empresas maior acesso a capital e atração de executivos mais capacitados, como por exemplo a adoção de políticas de relacionamento com acionistas, fortalecimento dos conselhos e criação de comitês.
Estruturação de Conselhos de Administração

Organização e formatação de conselhos, considerando a proporção de membros independentes e internos das companhias, com vistas a definir estratégias, monitorar a atuação dos gestores e elaborar um código de conduta.
Contratação de membros de Conselhos de Administração (search)

Com processo inspirado nas práticas de headhunting, a MESA seleciona para contratação conselheiros independentes capacitados e preparados para integrar os Conselhos de Administração.
Avaliação do desempenho de membros de conselho

Análise das atividades e monitoramento do desempenho dos integrantes do Conselho de Administração de modo a comparar suas atitudes no empenho em construir valor para os acionistas.
Definição de critérios para avaliação de conselhos

Estruturação e mapeamento do perfil de conselheiros selecionados para distinguir quais aspectos serão avaliados para que cada integrante alcance o nível de desempenho desejado.
Estruturação de ambiente de controle

Estruturação e reforço de controles sobre a atuação da administração, criação de conselho fiscal e de auditoria externa, por períodos definidos.
Implantação de sistemas de compensação para diretores e conselhos

Definição do pacote de remuneração fixa e variável do CEO, de diretores e membros do Conselho de Administração com base no desempenho, saúde e risco das empresas.
Estruturação de Conselho de Família

Organização de grupo formado para discussão de temas relevantes para a sociedade empresária, com a proposta de instituí-lo no Acordo Societário de modo a preservar os valores e o patrimônio da família.
Concepção de modelo para delegação de poderes e responsabilidades

Estruturação de um modelo de tomada de decisão, ações, delegação de poderes e responsabilidades e desenho de processos, que definam os limites entre propriedade e gestão.
Avaliação e definição de modelo de gestão de negócio

Adoção de práticas de gestão, no modo do Board operar, com foco em questões substantivas, como escolha da estratégia, monitoramento da saúde da empresa e desenvolvimento de líderes em todos os níveis.
Desenvolvimento de futuros acionistas

Coordenação de atividades de assessment de herdeiros, tanto para assumirem funções executivas na gestão dos negócios como para ocuparem assentos nos Conselhos de Família ou de Administração.
Elaboração de códigos de ética

Desenvolvimento e implementação do Código de Ética para adequar a corporação às normas da governança corporativa, respeitando o perfil da família empresária e exigências de regulamentação do mercado de capitais.
Sparring para o C-Level

Desenvolvimento de um programa preparatório destinado aos profissionais selecionados para ocupar a posição de “C Level”: CEOs (Chief Executive Officer), COOs (Chief Operating Officer) e CFOs (Chief Financial Officer).
 
-->